domingo, 10 de abril de 2011

sobre a postagem anterior

"Razão, sonhos de um império do conhecimento, mansão da mente, mas, às vezes acabamos vivendo em um barraco ao lado. Razão, mostrou-nos a nossa capacidade de poder, tanto para criar ou destruir. Mas, como nós usamos esse poder repouso sobre as nossas capacidades mais profundas que estão para além do alcance da razão, para além das nossas tradições e culturas, estendendo-se de volta para as profundesas do processo evolutivo que criou nossa espécie, um processo que em última análise afirma o poder da vida sobre a morte. E, ironicamente, até mesmo a morte, como parte do processo da vida, afirma que é poder. Isso é como nós viemos a ser e agora nos econtramos  comprometidos com a luta incansável da existência humana comum" (Heinz Pagels)
Heinz definiu até os mais simples e previsíveis sistemas de maneira genial.  De acordo com Heinz, são tão complexos que resolvi citar um deles de forma simplificada, de acrodo com Heinz, o sistema é tão difícil de se prever que uma gota pode servir de exemplo: se eu colocar uma gota na minha mão e a deixar imóvel, mesmo que eu tente prever seu movimento, para onde vai... será impossível, pois ela pode entrar no vão dos meus dedos, descer pelo punho, ir para a palma da minha mão... são tantas possibilidades que poderia perder dias tentando prever, calculando variáveis, condições do tempo, vento, pressão atmosférica... contudo seria inútil, pois esta mesma gota iria conseguir traçar rumo diferente do previsto.
Heiz, um gênio que dava aulas.
   
Procurei transcrever na íntegra. Parece-me coerente a última parte do texto em que vejo uma reflexão pessoal sobre o seu "achado" na Internet...
Quando li confesso que me veio a mente meu trabalho enquanto educador. Tratar a educação de maneira racional é, antes de mais nada, considerar variáveis! Por mais planejada que seja uma determinada atividade, o aluno a compreende de sua maneira. E, numa espécie de metáfora, os alunos poderiam ser comparados à gota de água usada como exemplo, ou seja, estariam sujeitos a inúmeras variáveis, próprias de sua interação pessoal com o mundo, promovendo assim, uma imprecisão quanto a qualquer tipo de previsão que possamos fazer!!!
Impossível não lembrar de Paulo Freire no seu conceito de incompletude do ser humano: "NINGUÉM É. ESTÁ SENDO!" (Paulo Freire)  

Um comentário:

  1. E ai professor, quanto tempo. Aqui é o Victor, fui seu aluno no ano passado, 9º ano A.
    Como você está? Ainda trabalhando no CAIC?

    Ah! E graças á uns conhecimentos de geografia que eu consegui aprender com você no ano passado no meio daquela bagunça eu consegui entrar no Bentão, agora eu sou bixo lá kkkk.

    abraços.

    ResponderExcluir